Novos Vereadores Mirins são diplomados Rafael Battisti

Na quinta-feira 01 de agosto, foi realizada a sessão solene de diplomação dos vereadores mirins, que marcou o primeiro ato dos vereadores eleitos para 2ª Legislatura da Câmara Mirim de Palma Sola

Novos Vereadores Mirins são diplomados

Na quinta-feira 01 de agosto, foi realizada a sessão solene de diplomação dos vereadores mirins, que marcou o primeiro ato dos vereadores eleitos para 2 ª Legislatura da Câmara Mirim de Palma Sola. Após a abertura da sessão, todos acompanharam a execução do Hino Nacional.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Vereadores Claudinei Schein, vereador Clair Munaro que compõem o Poder Legislativo Municipal também dos pais, familiares e amigos dos Vereadores Mirins eleitos e ainda dos diretores (as) das escolas Francieli Holz e Daniel Zanatta e demais populares.

A diretora da EBB. Claudino Crestani citou da oportunidade e do aprendizado que o programa parlamento jovem traz aos alunos participantes, e agradeceu a participação das escolas e a oportunidade que a câmara de palma sola traz a esses jovens. Enfatizou que a política está em tudo na sociedade e nada melhor que participar e vivenciá-la o mais cedo possível para seguir os bons passos da política, entender que a política apartidária é um processo que transforma as pessoas e a sociedade. Finalizou citando a importância da participação das mulheres na câmara mirim, e que no futuro próximo os frutos serão colhidos com grandes lideranças.

O diretor da EBB. Catharina Seger parabenizou os vereadores mirins eleitos e a todos os suplentes que concorrerão ao cargo, cumprimentou os vereadores mirins eleitos em 2018 que estiveram presente nessa diplomação e hoje fazem parte do conselho mirim. Citou o vereador Munaro que no ano de 2018 trouxe o projeto Câmara Mirim juntamente com os demais vereadores e servidores e parabenizou o vereador Claudinei Schein pela continuidade do programa para este ano de 2019. Professor de filosofia e sociologia salientou que o ser humano é político por natureza e hoje confunde-se política, com partido político, e a política se faz presente a partir do momento que acordamos e no nosso dia a dia. Finalizou citando da felicidade em ver a formação de lideranças dês de pequenos, e sobre o aprendizado que será levado para a vida toda.

O vereador Clair Munaro saudou a mesa, os funcionários da casa e demais participantes. Falou da importância do vereador Schein em dar continuidade ao projeto vereador mirim, e que o mais importante é o conhecimento e o aprendizado que vocês vão levar para suas vidas. Salientou da oportunidade de aprender e vivenciar a vida pública. Finalizou desejando sorte e sucesso nessa caminhada e que um partido político se faz das pessoas que estão nelas e não da sigla.

O presidente do legislativo municipal Claudinei Schein citou o pontapé inicial dado pelo vereador Munaro na criação do programa Câmara Mirim, agradeceu a receptividade das escolas em todo o processo, os funcionários da Câmara, pais e aos participantes eleitos e suplentes. Enfatizou que não se pensa somente em formar políticos e sim na formação que será levada para a vida. Na atualidade é rotina falar mal de político sendo que a corrupção pode começar dentro da própria escola com uma simples caneta não devolvida ao colega. Precisamos diferenciar os bons e os ruins que são encontrados em todas as profissões. Concluiu que vivemos em um país democrático e que é preciso respeitar a opinião de cada um, para isso existe o processo político no qual vocês foram eleitos. Deixou a disposição o poder legislativo para auxiliar os vereadores mirins.

Na sequência foi feita a entrega dos diplomas aos vereadores mirins eleitos e suplentes. A posse está prevista para dia 08 de agosto de 2019, quinta-feira na Câmara Municipal.