Formações Técnicas e Cidadã marcam a 2ª reunião da ACANOR Rafael Battisti

Formações Técnicas e Cidadã marcam a 2ª reunião da ACANOR

Formações Técnicas e Cidadã marcam a 2ª reunião da ACANOR
ASCOM
  • A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (ACANOR) realizou a segunda reunião ordinária de 2019, no último dia 03 de maio, no município de Irati, reunindo vereadores e servidores, que discutiram uma vasta pauta, com destaque em formações. 

            Formação técnica para servidores: seguindo o cronograma de aperfeiçoamento dos agentes públicos e políticos, a Acanor custeará, para este mês de maio, um curso teórico e prático sobre documentação (manuseio, manutenção, arquivo, recuperação e restauração), em parceria com o Ceon (Centro de Memórias do Oeste), instituição mantida pela Unochapecó.

            Segundo o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, esta formação é de vital importância para todos que trabalham com documentos, especialmente públicos, com vistas a sua utilização adequada para que tenham maior durabilidade, assim como recuperar aqueles arquivos já danificados. 

            Formação cidadã para vereadores mirins: a região da Acanor  tem se mostrada com grande incentivadora e apoiadora do Programa Parlamento Jovem, servindo de exemplo e modelo para outras regiões do Estado. Atualmente todas as Câmaras Associadas possuem este programa, e anualmente a Associação realiza atividades de formação cidadã e política para os jovens participantes das Câmaras Mirins.

            No dia 09 de maio, todas as Câmaras Mirins pertencentes à Acanor terão um dia de formação voltada para as atividades parlamentares que irão desempenhar, além de noções de legislação, formação do Estado, ética, moral e cidadania. O evento será na sede da entidade, junto a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste.

            Já para o dia 12 de junho, está marcada a realização do 4º Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins, do qual deverão participar municípios integrantes do Oeste Catarinense. Esta ação será desenvolvida em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e acontecerá no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste.

            Conforme relata o presidente da Acanor, vereador Clair Munaro, de Palma Sola, é importante esta responsabilidade e comprometimento das Câmaras e demais órgãos públicos de proporcionarem condições de aprendizado nas áreas de cidadania e política para os jovens, para que despertem para uma vida melhor em sociedade e possam contribuir mais, como bons cidadãos e lideranças que auxiliem suas comunidades e seus municípios.