Câmara realizará eleição de vereadores mirins Antonio Portal Tri

Câmara realizará eleição de vereadores mirins
Rafael Battisti

Os candidatos à câmara de vereadores mirim já estão em campanha no município de Palma Sola. De 17 a 26 de maio os estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de lançarem suas candidaturas e desde ontem eles estão aptos a realizarem a campanha eleitoral que se estende até o dia 05 de junho com eleições programadas para o dia 07 de junho.

O objetivo do projeto é despertar nos jovens estudantes das escolas públicas do ensino de Palma Sola, que estejam cursando o Ensino Fundamental, a consciência da cidadania e a responsabilidade com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade, envolvendo estes jovens estudantes na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que a cidadania se constrói com a participação efetiva, com diálogo, respeito à opinião dos outros e com responsabilidade.

A divulgação do concurso foi realizada nas escolas Claudino Crestani, da cidade e na escola Catarina Seger no distrito de Cerro Azul. Das nove vagas seis são destinadas para representantes de 12 a 15 anos (Idade para poder estar apto ao cargo) da escola Claudino e as outras três para representantes da escola de Cerro Azul. Para ser candidato foi exigido que os alunos tivessem bom comportamento, boas notas e frequência razoável. A data para a diplomação e a posse devem ser realizada em data a ser definida.

Objetivos:

* Buscar a integração desses jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo, além de manter entrosamento com as escolas.
* Orientar os futuros políticos sobre as funções atribuídas ao poder público, e, em especial, ao Legislativo.
* Mostrar os jovens a possibilidade real de influenciar nos destinos e anseios da comunidade.
* Promover a participação dos alunos no processo eleitoral, oportunizando lhes representar a figura do Vereador Mirim, eleito para um mandato de 1 ano, sem qualquer espécie de vinculação ou ligação a instituições partidárias.
* Proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal.
* Possibilitar aos alunos o acesso aos Vereadores da Câmara Municipal e conhecimento das propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade.
* Favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade que mais afetam à população.
* Sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos para participarem do projeto Câmara Mirim e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento.