Câmara de Palma Sola lança o Programa Parlamento Jovem

A Câmara Mirim foi criada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal

Câmara de Palma Sola lança o Programa Parlamento Jovem

Um dos importantes projetos desenvolvidos pela Câmara de Palma Sola, de incentivo à cidadania, é o da Câmara Mirim, que a partir desse ano, mobilizará praticamente todas as escolas da rede pública. Serão eleitos 09 vereadores mirins, cada um com mandato de 1 ano de duração. A EEB Claudino Crestani elegerá 06 vereadores e a EEB Catharina Seger 03 vereadores.
A Câmara Mirim foi criada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palma Sola com o objetivo de despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da população Palma-Solense.
O projeto pretende mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam, de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político-social da cidade e do País.
Em parceria com as escolas, a Câmara abre espaço para os adolescentes participarem de diversas atividades durante o ano para conhecer, de perto, o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos e, por extensão, à comunidade sobre o funcionamento, finalidade e importância do Legislativo.
O principal objetivo da Câmara Mirim é promover interação entre a Câmara Municipal de Palma Sola e as escolas, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo no contexto social em que vive, contribuindo assim para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar nos jovens estudantes das escolas públicas do ensino de Palma Sola, que estejam cursando o Ensino Fundamental, a consciência da cidadania e a responsabilidade com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade.

- Buscar a integração desses jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo, além de manter entrosamento com as escolas.

- Orientar os futuros políticos sobre as funções atribuídas ao poder público, e, em especial, ao Legislativo.

- Mostrar os jovens a possibilidade real de influenciar nos destinos e anseios da comunidade.

- Promover a participação dos alunos no processo eleitoral, oportunizando lhes representar a figura do Vereador Mirim, eleito para um mandato de 1 ano, sem qualquer espécie de vinculação ou ligação a instituições partidárias.

- Proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal.

- Possibilitar aos alunos o acesso aos Vereadores da Câmara Municipal e conhecimento das propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade.

- Favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade que mais afetam à população.

- Sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos para participarem do projeto Câmara Mirim e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento.

PARLAMENTO JOVEM

CRIAÇÃO:
Decreto Legislativo nº003/2018, de que “Institui a Câmara Mirim no Município de Palma Sola.”

OBJETIVO:
Envolver jovens estudantes na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que a cidadania se constrói com a participação efetiva, com diálogo, respeito à opinião dos outros e com responsabilidade.